domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM

Em pleno sábado, 5 milhões de estudantes têm de acordar cedo para enfrentar o dia, talvez, mais importante da sua vida escolar: prova do ENEM.
O ENEM (Ensino Nacional do Ensino Médio) foi criado a muito tempo, mas era facultativo, apenas para medir a qualidade do Ensino Médio do país. Hoje, é o principal para se ingressar nas universidades federais, estaduais e também as privadas, através do ProUni e o Fies, que aderiram ao ENEM. A prova é aplicada durante dois dias: no primeiro dia são Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Filosofia, Sociologia e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e no segundo dia são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Português e Espanhol ou Inglês) e Matemática e suas Tecnologias. Dentro desses dois dias, é cobrado do candidato várias habilidades, como está descrito em seu edital. Deve-se ter muita atenção, leitura, paciência e tranquilidade. Na média de tempo estipulado: 4:30 de prova no primeiro dia e 5:30 de prova para o segundo dia, o aluno tem 3 minutos para responder a cada questão, o que leva muitas vezes a fazer a prova com rapidez e medo de não conseguir realizá-la com sucesso nesse tempo.
O ENEM deste ano ficou para os dias 6 e 7 de novembro, ontem já aconteceu a primeira prova e hoje será a segunda. Mesmo o MEC (Ministério da Educação), que realiza a prova, ser um órgão competente e seguro, comete erros. No ano passado, a prova vazou do sistema e foi anulada e transferida para outro dia e, como nada neste mundo é perfeito, na prova de ontem teve uma inversão nos gabaritos, nada que possa prejudicar um aluno, mas que confundiu muitos fiscais que resolveram o problema por si mesmos, dizendo para marcar invertido, e acabou que muitos alunos responderam ao inverso. Mas acredita-se que não será levado em conta esses poucos alunos que marcaram errado, pelo visto até agora. Afinal, é apenas um ano perdido, um ano de esforço, de estudo, de sonhos.
A prova é essencial para o futuro de muitos alunos, a realização de muitos sonhos, de se ingressar em uma universidade e ter um futuro profissional próspero. Não queira colocar o carro na frente dos bois, tudo vem na sua devida hora. Boa sorte a você estudante, que assim como eu vai enfrentar mais um dia de prova, digamos que uma prova meio conturbada, mas muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário