quarta-feira, 16 de março de 2011

Saber Perder. Um ato possível?

Será que existe alguma pessoa nesse mundo que saiba perder? Se você pensou: “EU SEI” , mentir é feio, e mentir para si mesmo ainda mais. Me diz qual é o ser humano que não se irrita eternamente por perder um objeto pessoal, ou perder o horário, perder um amor, perder um ente querido ou até mesmo uma partida de jogo. Aponte para mim quem é que consegue essa proeza. E que ele jogue a primeira pedra.

Impossível haver uma pessoa que aceite perder. Essa palavra, como você bem sabe, é usada em diversas ocasiões, como as bem citei anteriormente. Não precisa se encaixar necessariamente em todos os casos, mas jamais fugirá de pelo menos um deles. Saber perder é uma tarefa impossivel para o ser, não só o humano, até mesmo os animais não suportam isso. Um grande exemplo é o golfinho que faz sexo gay para não perder o amigo. Odeio o google, mas essa foi o primeiro exemplo que eu consegui encontrar. Entretanto, o fato é esse: ninguém gosta de perder.

Em relação à bens materiais e relações com outras pessoas, por que perdemos? Basicamente por não cuidar, pois se bem cuidássemos, não perderíamos. Por isso mesmo existe uma famosa frase: “Percebemos o valor das coisas após a perda.”. - “Aquela pessoa não sai do meu pé, é um grude, vive dizendo que me ama que quer meu bem, mas eu não preciso disso!” Tudo bem, você não precisa? Deixe essa pessoa ir embora, acontecer algo grave com ela, ou simplesmente ela te esquecer e te deixar de lado. Você vai dar valor quando se ver sozinho. Vai sentir falta do grude e das declarações, ela era seu ego não é verdade? - “Ai que celular mais vagabundo, não funciona direito... Alô? Alô? ... Não consigo ouvir ninguém, mas que p***a.” Pode ser que o objeto não vale nada, mas de alguma forma ele te socorre quando precisa, afinal ele é uma necessidade que você tem. Experimente perdê-lo e verá o quanto o celular vagabundo fará falta!

Não era preciso explicar detalhadamente uma situação de perda, para que pudéssemos entender o óbvio. Ninguém sabe perder, é um fato. Mas então por que não cuidar? Em vez de perder o seu tempo almejando as coisas alheias, observando os bens do outro e pensar: “Como seria se isso fosse meu?” , deveria se preocupar consigo e contentar-se com o que tem. Portanto pensar assim: “Como seria se eu o perdesse?” e só assim começar a dar valor no que tem, por não querer perder. Ter medo de perder não é feio, muito pelo contrário, ele nos motiva a cuidar do que temos para desejar ter sempre o melhor. Bem mais feio e covarde é ter inveja. Repense, a vida é bem mais do que isso.

Aceitar uma perca é um ato grandioso, mas só possível quando se tem um grande coração e ter feito de tudo para que não perdesse. Se aconteceu, já foi, mas você fez o possível, isso que importa no fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário