sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para que agradar todos?

Existe uma fórmula mágica para se agradar todas as pessoas? Para fazer com que todos gostem de você? Acredito que ninguém consegue agradar todo mundo. Nem mesmo os artistas de televisão, filmes, teatro, conseguem agradar, corresponder às expectativas de todos. Nem mesmo Jesus, quando aqui estava, conseguiu fazer com que todas as pessoas acreditassem em suas palavras e não conseguiu que todos gostassem dele e seguissem seus passos. Portanto, realmente não existe essa pessoa que consegue ser agradável para o mundo inteiro.

No mundo em que vivemos todas as pessoas têm uma personalidade única. Ninguém é igual a ninguém, nem físico e nem psicologicamente. Nossa maneira de se relacionar com as pessoas são distintas de todas as outras formas existentes. O jeito que lidamos com os nossos problemas, nossos obstáculos, nossas preocupações, são diferentes que dos outros. Nossa preferência por roupas, sapatos, assessórios, etc. podem ser iguais em alguns aspectos, mas os gostos de cada um partem de princípios diferentes. Enfim, não é preciso dar exemplos para chegar à conclusão de que: todos nós somos diferentes. E por sermos diferentes, vamos entrar em conflitos com opiniões, gostos e preferências dos demais.

Porém, existe um termo chamado pré-julgamento, que me deixa insuportavelmente estressada. Consiste em uma observação, ao longo de um dado período, em que a pessoa começa a dar opiniões, muitas vezes mal formuladas, sobre nosso jeito de ser. Pode-se considerar um preconceito. Muitas vezes fui vítima disso, assim como todos vocês um dia foram ou serão também. Confesso que é um pouco chato, magoa às vezes sim. Sua personalidade sendo assim, totalmente modificada e distorcida por alguém que mal te conhece se torna um incômodo. Todavia, não é por isso que temos que mudar nossa personalidade. As pessoas devem gostar de nós pelo que somos, e não pelo que elas ditam que devemos ser. Logo, reafirmo o que disse: todos nós somos diferentes. Essas divergências que vão ocorrer com o próximo, são consequências dessa distinção. Podem dizer, pensar ou fofocar o que quiserem sobre nossa maneira de viver a vida, mas isso não muda a realidade. Somos quem somos e não mudaremos. Tenho certeza de que essas pessoas, que nos pré-julgam nunca sequer ouviram nossa voz, que dirá nos conhecem tão bem a ponto de saberem quem somos e decidirem se gostam do que descobriram. Mas temos que saber lidar também com as pessoas que nos conhecem e mesmo assim não simpatizam com nosso jeito de ser. Essas não merecem permanecerem do nosso lado.

Agradar o mundo inteiro para que? Devemos conservar as boas amizades, os bons momentos que passamos com aqueles que nos fazem bem e sempre estar bem consigo mesmo, que é o mais importante. Ser feliz, não importando se os outros se incomodam. O que nada te acrescenta, nenhuma falta lhe faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário