quais suas perspectivas para o ano de 2011? :)
terça-feira, 23 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
:)
Estou até agora com o cérebro nas nuvens.. tentando encontrar sabe Deus o que!
Fico tentando me localizar no meio dessa confusão toda que se encontra minha mente, mas eu não consigo! E então tento vir aqui, escrever, para achar uma maneira, através das palavras, de conter essa mistura louca de pensamentos sem sentidos claros.
Acordei para um dia importante até. Vestibular. Federal. Goiânia. 10:00 da manhã, depois de um dia anterior cansativo, já estava despertada de um sono digamos que conturbado com a ansiedade da prova que eu faria.
Mas abri os olhos e vi um dia claro, um bom sinal, sorri e agradeci por mais um dia, um dia em que teria de aplicar todo meu conhecimento adquirido durante 13 anos num caderno de 90 questões em 5 horas! E que decidiria o rumo da minha vida daqui para frente.
Nem pensando assim consegui ficar nervosa. Nem minha prima me enchendo as paciências, eu consegui me desequilibrar, sair de meu estado normal de espírito. Calma, serenidade, paciência. Tudo pairava por minha mente. Tentaram me fazer pensar tudo quanto é coisas, mas mesmo assim mantive minha calma.
E continuou assim até o momento da prova. A calma permaneceu durante todo o tempo, mas parecia que a inteligência havia sumido de dentro da minha cabeça! E nem assim perdi as estribeiras, continuei firme, lendo, relendo, analisando, procurando maneiras de resolver tudo. E assim se fez. Terminei até alguns minutos antes do prazo final. Entreguei, voltei para casa tranquila e ao mesmo tempo com medo. Medo de ter feito da maneira errada.
Minha cabeça começou a flutuar nesse momento, comecei a me achar incapaz, sem chances algumas de ter ido bem, me senti impotente, sem valor. Como se todo o meu esforço não tivesse valido de nada. E minha mente entrou em um eco profundo, que só vai melhorar quando eu tiver a certeza do que realmente eu consegui: tudo, ou nada?
Palavras sem nexo, mas que por um instante me deixou mais ligada para a vida e pensar que, posso não conseguir hoje, mas sempre haverá o amanhã! Sou brasileira e não desisto NUNCA!
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Asneiras
Queria escrever algo de inteligente hoje... Poder soltar tudo que está aqui na minha garganta, mas parece que não sai! Escrevi, apaguei, escrevi apaguei. Nada está saindo do jeito certo hoje!
Estou confusa, estou desnorteada... Estão acontecendo coisas em minha vida que estão me deixando muito para baixo, sem ânimo! Fico procurando os motivos, as vezes são sempre os mesmos: vida monótona, escola chata, amigas namorando e eu solteira, amigas estressadas o tempo todo, pai e mãe estressados, irmão diabólico... E geralmente não estou conseguindo achar lados bons para todos esses problemas!
Eu sempre fui uma pessoa calma, meio sonsa, confesso. Nunca me estressei fácil, nem tratei ninguém mal ou disse o que as pessoas odeiam escutar: verdades. Sempre fiquei na minha, na beirinha, sem atrapalhar e muito menos melhorar a vida das pessoas. Mas com o tempo eu fui mudando, fui percebendo que ser boba demais, sonsa demais não era uma qualidade, era um defeito! E comecei a ter mais amor próprio, a ser chata quando se deve ser, a me estressar quando o momento pede um estresse, a responder e falar coisas que eu, antes, ficava calada! E veja só você: comecei a ser julgada mal por ser assim! Calma aí, as pessoas mudam certo? Mudei para melhor, ou ser idiota era certo? Ah sim, claro. Para melhor manipulação, as pessoas devem ser burras, e eu deveria continuar assim. Mas não, não quis isso, quis mudar!
Meus pais sempre dizem: as pessoas não gostam de ouvir verdades, porque a verdade dói! As pessoas não gostam de ver as outras felizes, estão lá sempre para ferrar você! As pessoas sempre querer a sua amizade pensando no que de bom você pode proporcionar a elas. Se é um status na sociedade, se é porque você tem dinheiro, se é porque tem muitos amigos, se tem carro, casa boa, etc. Amizade verdadeira mesmo é aquela em que você nunca pede nada, só oferece um ombro amigo, uma palavra consoladora, ou um ouvido disponível. Cheguei num momento da vida a pensar que deveria ter amigos que me proporcionavam algo de bom, mas aprendi que esse algo de bom, passa-se um tempo se torna num pesadelo, num inferno! NÃO ACONSELHO A PENSAR ASSIM. E só depois de ter quebrado a cara algumas vezes, aprendi que existem poucos AMIGOS, aqueles que você conta nos dedos mesmo. O mundo está cheio de cobras, e elas podem dar o bote a qualquer momento, até mesmo quem está sempre do seu lado que você ACHA que é realmente seu amigo, pode estar apenas preparando o terreno para atacar. E te digo: traição de amigo é bem pior do que de namorado, dói e dói para sempre. Confiança é como um cristal quebrado, não se recupera. E com decepções você só aprende. Assim aprendi, assim vou continuar aprendendo!
Não estou dizendo que sou perfeita, erro sim muitas vezes, me arrependo e peço desculpas. Errar é humano e ninguém é perfeito! Mas cometer sempre os mesmos erros, já é burrice!
Eu já decepcionei amigos meus, mas sempre admiti esses meus erros, sempre pedi perdão! Quando coloco minha mão no fogo por estar certa, aí não peço desculpas e nem converso MESMO!
Bom, como eu disse, eu queria escrever algo inteligente e acabei escrevendo asneira.
Mas fica a dica: Amigo existe mais nas palavras do que em ações e pode-se passar mil anos, um amigo pode sim te decepcionar. Afinal, eles também mudam, assim como eu, assim como você! :)
domingo, 7 de novembro de 2010
ENEM
Em pleno sábado, 5 milhões de estudantes têm de acordar cedo para enfrentar o dia, talvez, mais importante da sua vida escolar: prova do ENEM.
O ENEM (Ensino Nacional do Ensino Médio) foi criado a muito tempo, mas era facultativo, apenas para medir a qualidade do Ensino Médio do país. Hoje, é o principal para se ingressar nas universidades federais, estaduais e também as privadas, através do ProUni e o Fies, que aderiram ao ENEM. A prova é aplicada durante dois dias: no primeiro dia são Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Filosofia, Sociologia e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e no segundo dia são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Português e Espanhol ou Inglês) e Matemática e suas Tecnologias. Dentro desses dois dias, é cobrado do candidato várias habilidades, como está descrito em seu edital. Deve-se ter muita atenção, leitura, paciência e tranquilidade. Na média de tempo estipulado: 4:30 de prova no primeiro dia e 5:30 de prova para o segundo dia, o aluno tem 3 minutos para responder a cada questão, o que leva muitas vezes a fazer a prova com rapidez e medo de não conseguir realizá-la com sucesso nesse tempo.
O ENEM deste ano ficou para os dias 6 e 7 de novembro, ontem já aconteceu a primeira prova e hoje será a segunda. Mesmo o MEC (Ministério da Educação), que realiza a prova, ser um órgão competente e seguro, comete erros. No ano passado, a prova vazou do sistema e foi anulada e transferida para outro dia e, como nada neste mundo é perfeito, na prova de ontem teve uma inversão nos gabaritos, nada que possa prejudicar um aluno, mas que confundiu muitos fiscais que resolveram o problema por si mesmos, dizendo para marcar invertido, e acabou que muitos alunos responderam ao inverso. Mas acredita-se que não será levado em conta esses poucos alunos que marcaram errado, pelo visto até agora. Afinal, é apenas um ano perdido, um ano de esforço, de estudo, de sonhos.
A prova é essencial para o futuro de muitos alunos, a realização de muitos sonhos, de se ingressar em uma universidade e ter um futuro profissional próspero. Não queira colocar o carro na frente dos bois, tudo vem na sua devida hora. Boa sorte a você estudante, que assim como eu vai enfrentar mais um dia de prova, digamos que uma prova meio conturbada, mas muito importante.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
idéias inertes
Hoje foi um dia daqueles que você não sai de casa nem para ver o movimento da rua (que no meu bairro não existe mesmo). E que, nesses momentos vagos e sem ter absolutamente nada para fazer, você começa a pensar um pouco mais sobre sua vida... E dorme muito mais também. Mas nesse pensar, você começa a analisar tudo que está acontecendo ao seu redor e vê coisas boas e ruins. Dentre as BOAS estão: família, amigos, escola (talvez), ele. Hahaha. Dentre as ruins estão: tédio, vida monótona, poucos amigos, falsidades, tristezas, entre outros, que não fazem a mínima importância, se for pesar com as coisas boas.
Meu pai hoje, me colocou em uma situação em que eu talvez estava esperando, mas não imaginava que ele cobraria logo agora: ENEM. Ficou me fazendo mil e uma perguntas: se eu estava por dentro de todas as regras, se eu já sabia onde iria fazer e mais, que sem querer acabou me deixando apavorada: disse que não está me vendo estudar e que se eu não passar, vai ser por incapacidade, por irresponsabilidade. Ou seja, ou eu passo, ou eu passo! Ai começa aquela merda de frio na barriga, nervosismo, ansiedade (que tenho demais) e no fim vai acabar dando em pizza: de frango com capupiry ainda. E ainda por cima, estou estudando (mentira, não estou porra nenhuma) para fazer algo que nunca imaginei fazer (só agora). Até a quarta, quinta série, queria fazer designer de moda, porque eu adorava desenhar modelos e tal. Quis medicina até a oitava série, depois vi que daria em merda porque eu não sou de ficar estudando dia e noite. Chegou no primeiro ano, não sabia porra nenhuma que iria fazer. No segundo eu optei por fingir que queria Arquitetura e Urbanismo, mas não foi pra frente essa idéia porque arquiteto tem muito e ganha pouco (dizendo meu pai). Depois, comecei a fazer um curso de AutoCad, que é um programa de projeto pra ENGENHARIA! Ai me apaixonei pelo negócio. Fiquei entre Engenharia Civil e Mecânica, mas a área do meu pai é mais para Mecânica, então fechou: ENGENHARIA MECÂNICA! Esse curso bate mais na área civil, e fui me apaixonando mais e mais. Mas, aqui na minha cidade, federal só tem Mecânica mesmo, então me conformei. Foi aí que começou a pegação no pé: estuda, estuda, estuda. Eu acho que sempre fui boa aluna, e não peguei livro nenhum para estudar. Pouco me lixando mesmo. E meu pai, acho, que só foi analisando o meu "interesse" pelo negócio. Fiz simulado, fui bem, mas na redação: péssima. Não sei, eu escrevo tão bem, não faço a mínima do que aconteceu, talvez nervosismo, ou não: burrice mesmo.
O X da questão é: Será que eu vou bem nessa prova? Poxa, nem estava me importando com ela, estava tranquila, lendo quando posso, quando tenho tempo, analisando situações de matemática, fisica, e coisas em que mais tenho dificuldade. E, de repente, menos de uma semana para essa maldita prova, vem me cobrar o que nunca tiveram reclamações e que não precisaram cobrar em 3 anos? Por favor né?
Se não estudei o suficiente para passar nessa prova em 3 anos, não vou estudar em apenas 1!
Aplicarei tudo que sei e pronto, seja o que Deus quiser! :)
Ano que vêm, com fé que eu tenho Nele, vou estar estudando em uma sala que só tem homem, talvez alguma mulher doida como eu, e dando risadas deste post que eu escrevi, quando estava em casa a toa com nenhum pingo de sono!
E só.
Assinar:
Postagens (Atom)